Reuters
07/03/2003 - 11h58

Avalanches matam 10 soldados e 4 civis na Caxemira indiana

da reuters, em Jammu (Caxemira indiana)

Ao menos dez soldados indianos e quatro civis morreram e 25 pessoas estavam desaparecidas após a ocorrência de avalanches nas montanhas ao longo da linha de cessar-fogo na Caxemira, informou o Exército hoje.

Um oficial do Exército disse que um terremoto de pequenas proporções nas montanhas do Himalaia provocou as avalanches, soterrando soldados estacionados ao longo da Linha de Controle, que divide as Caxemiras indiana e paquistanesa.

Segundo ele, 19 soldados e seis civis estavam desaparecidos no picos de Kargil.



"O incidente pode ser descrito como um dos piores na região de Kargil", afirmou a autoridade.

A rádio do Exército interceptou sinais sugerindo que soldados paquistaneses também teriam sido atingidos do outro lado da Linha de Controle pelas avalanches na segunda-feira (1) e terça-feira (2).

Soldados indianos e paquistaneses normalmente trocam tiros na linha de cessar-fogo.

De acordo com o oficial, as avalanches aconteceram em altitudes entre 4.870 metros e 6.100 metros na região de Ladakh, no norte do Estado de Jammu e Caxemira.


"Levou-nos muito tempo para descobrirmos as avalanches porque a área é inacessível", afirmou.

O Departamento Meteorológico Indiano registrou a ocorrência de um terremoto no último domingo medindo 4 graus na escala Richter .

Mais de 30 soldados já morreram no mês passado em avalanches e tempestades de neve na região, que tem o campo de batalha na altitude mais elevada do mundo, de acordo com a autoridade.

A Força Aérea também buscava retirar cerca de 700 civis que ficaram presos pela intensa neve em Leh, na região de Ladakh.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca