Reuters
07/03/2003 - 20h00

IBM é processada por empresa de implante de chips em humanos

da Reuters, em Nova York (EUA)

A empresa norte-americana Applied Digital Solutions processou a IBM por suposta tentativa da gigante da informática de se apoderar dos direitos sobre o Verichip, um microprocessador que pode ser implantado sob a pele humana.

A ADS, que pediu um empréstimo de US$ 77 milhões à IBM, alega que a gigante está usando esta situação para tomar controle sobre uma subsidiária que detém propriedade intelectual sobre o Verichip. O dispositivo pode ser implantado na pele humana e pode ser lido por um sensor externo.

Por um lado, esta unidade é a garantia do empréstimo da IBM. Por outro, a ADS deixou de pagar US$ 46 milhões à IBM.

O Verichip, que foi lançado no ano passado, é usado em aplicações de segurança e identificação de emergência, por exemplo. Autoridades dos Estados Unidos afirmaram que a empresa não poderá vender o produto para aplicações médicas porque ele ainda precisa ser testado.

A companhia afirmou também a IBM tentou impedir que a ADS recebesse financiamentos de outras fontes, o que permitiria que ela honrasse seus pagamentos, segundo uma cópia do processo.

Um porta-voz da IBM não quis comentar o assunto, afirmando que não pode ler o processo.

O presidente da ADS, Scott Silverman, disse que a companhia abriu o processo pedindo reparação de danos da IBM para se proteger. "Temos a obrigação de proteger os bens da companhia e nossos acionistas do que consideramos como pirataria corporativa", disse Silverman.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca