Reuters
28/06/2001 - 07h47

Bomba explode na Espanha e deixa 14 feridos

da Reuters, em Madri

Um pacote com uma bomba explodiu hoje no centro de Madri e deixou pelo menos 14 feridos. Entre eles está um general aposentado. Segundo informaram autoridades policiais, o ataque foi atribuído ao movimento separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade, em basco).

A polícia diz acreditar que o general Justo Oreja, 63, era o alvo da bomba, que foi colocada em uma bicicleta na calçada perto de sua casa. O explosivo foi detonado por controle remoto enquanto Oreja passava pelo local. Ele ficou seriamente ferido pelas queimaduras provocadas pela explosão.

O general está aposentado do serviço militar, mas continua a trabalhar para o Ministério da Defesa.

Este é o primeiro ataque na capital espanhola ligado ao ETA desde que o grupo basco sofreu uma derrota nas eleições regionais no meio de maio. Um porta-voz dos serviços de emergência disse que a maioria dos feridos na explosão sofreu apenas ferimentos leves.

Representantes do ETA ainda não foram localizados para comentar o atentado, mas autoridades espanholas disseram não terem dúvida de que tratava-se de um atentado do ETA.

A organização já foi relacionada a cerca de 800 mortes em 33 anos de campanha pela independência da região ao norte da Espanha e ao sudoeste da França, iniciada na década de 70.

  • Leia mais no especial do ETA
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca