Reuters
12/03/2003 - 13h30

Empresas de telecomunicações européias testam TV interativa

da Reuters, em Hanover (Alemanha)

Quase todas as grandes empresas de telecomunicação européias estão testando serviços de televisão interativa via conexões de internet de banda larga e muitas delas planejam o lançamento de serviços ainda este ano, disse o presidente-executivo da Alcatel.

"Em 12 meses, veremos serviços comerciais em alguns países, particularmente vídeo de encomenda", disse Serge Tchuruk durante uma conferência paralela à feira de tecnologia Cebit. "A maioria das operadoras na Europa está conduzindo testes de TV interativa", acrescentou.

A Alcatel é a maior fornecedora mundial de equipamentos para operadoras de telecomunicações que oferecem DSL (linha digital ao assinante), uma tecnologia que transforma cabos telefônicos comuns em conexões de internet de banda larga.

Tchuruk também disse que deverá ser adotado um esquema regulatório que garanta a competição livre e justa. Alguns provedores de serviços alternativos europeus reclamaram do domínio das atuais operadoras de telefonia sobre as redes de telecomunicações, o que torna difícil a entrada de novos concorrentes no mercado de DSL a preços competitivos.

O executivo disse que a tecnologia DSL continua crescendo rapidamente, a um ritmo de cerca de 2 milhões de novos usuários ao mês, e afirmou que a previsão de um aumento de 50% ao ano durante os próximos anos poderá se cumprir, mas sem grandes explosões de crescimento.

Cerca de 60 milhões de domicílios do planeta têm acesso de banda larga à internet, com grandes diferenças regionais. A Coréia do Sul afirma que 70% dos domicílios do país estão conectados, enquanto na Europa o número fica em 7%, de acordo com a Forrester Research.

As operadoras de telecomunicações já oferecem televisão com boa qualidade de imagem através de conexões DSL, graças a tecnologias de compressão e altas velocidades de transmissão. Outro estímulo aos serviços de TV vem do barateamento dos adaptadores de recepção, que estão se tornando comercialmente viáveis.

Especial
  • Leia mais sobre a Cebit 2003
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca