Reuters
12/03/2003 - 14h37

Saiba mais sobre o premiê sérvio assassinado em Belgrado

da Reuters, em Belgrado

O primeiro-ministro sérvio, Zoran Djindjic, 50, assassinado hoje, foi um político reformista que desempenhou um papel de peso na deposição de Slobodan Milosevic da Presidência iugoslava.

O político de 50 anos morreu em um hospital pouco depois de ser baleado duas vezes por tiros de grosso calibre.

Reuters
O premiê Zoran Djindjic
Djindjic sobreviveu por pouco a um outro incidente ocorrido no mês passado. Um caminhão investiu repentinamente contra um comboio de carros no qual estava o premiê.

O dirigente sérvio sugeriu então que o incidente havia sido uma tentativa de assassinato, uma resposta a seus esforços para combater o crime organizado, que se fortaleceu bastante no governo de Milosevic. O ex-presidente é julgado atualmente em Haia (Holanda) por crimes contra a humanidade e genocídio.

Detido como dissidente nos anos 1970, quando era estudante, e tendo tido pouco sucesso como líder de manifestações ocorridas nos anos 1990, Djindjic voltou à cena em 2000 em um levante popular para se tornar primeiro-ministro de uma Sérvia democrática.

Um reformista moderado partidário de medidas liberalizantes, Djindjic, que subiu ao poder em meio à crise na Província de Kosovo, tentou combater a corrupção e o crime organizado.

Seu governo viu-se diante do desafio de sufocar as ambições separatistas dos moradores de origem albanesa de Kosovo e de negociar o fim da Iugoslávia com a formação de uma aliança ao lado da República de Montenegro.

O premiê também entrou em choque com o sucessor de Milosevic, Vojislav Kostunica, hoje ex-presidente. A coalizão de 18 partidos rachou depois de a legenda liderada por Kostunica, de esquerda, tê-la abandonado.

Filósofo e político

Djindjic, filho de um oficial do Exército do Povo da Iugoslávia, nasceu em Bosanski Samac, na Bósnia. No cenário político, estava sempre pronto a tiradas contundentes, usava o cabelo grisalho bem cortado e vestia ternos elegantes.



O premiê formou-se em filosofia na Universidade Belgrado. Foi detido pelo governo do ditador comunista Josip Broz Tito em 1974 por tentar organizar um grupo independente de estudantes. Depois de libertado, viajou até a Alemanha Ocidental para fazer um doutorado em filosofia.

Em 1989, voltou para Belgrado e fundou, com outros companheiros, o Partido Democrático, que liderou. O partido pertenceu à aliança reformista Oposição Democrática da Sérvia (DOS).

A legenda, a maior da DOS, ficou com 12 por cento dos votos nas eleições de 1993 e seus simpatizantes o chamavam de o "Kennedy da Sérvia". Por volta dessa época, o político abandonou seu visual mais descontraído, cortou o rabo de cavalo e passou a usar ternos da moda.

Depois das eleições daquele ano, Djindjic chegou a manter negociações com Milosevic. Membros de destaque do partido dele o deixaram, acusando o futuro premiê de sacrificar seus ideais democráticos em nome de uma sede de poder. As negociações fracassaram e o político ficou fora do poder.

Em 1996, Djindjic formou o bloco reformista Zajedno (Juntos), aliando-se a Vuk Draskovic e a Vesna Pesic. Começaram então as grandes manifestações populares, deflagradas pela anulação do pleito municipal em que o partido de Milosevic saiu derrotado.

Os três estiveram à frente de passeatas e comícios que reuniram até 500 mil pessoas por dia e que aconteceram durante 88 dias. Milosevic acabou reconhecendo a vitória da oposição em várias das cidades da Sérvia.

Djindjic tornou-se prefeito de Belgrado, mas Milosevic sabotou as prefeituras dos reformistas cortando-lhes as verbas. O Zajedno, tomado por disputas entre seus líderes, esfacelou-se na metade de 1997 e Djindjic perdeu o cargo de prefeito em setembro.

Depois dos bombardeios ocidentais realizados para colocar fim à campanha de repressão étnica em Kosovo, Djindjic formou a DOS com outros 17 partidos e lançou uma nova cruzada popular em defesa da democracia.

No final de 2000, Milosevic acabou destituído do cargo ao não admitir sua derrota nas urnas para Kostunica.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca