Reuters
13/03/2003 - 10h17

Editora de "Harry Potter" acusa russo de plágio e quer proibir publicação

da Reuters, em Amsterdã

A escritora britânica J.K. Rowling, autora dos livros sobre Harry Potter, acusou um escritor russo de plagiar seu trabalho e pediu a um tribunal holandês que proíba a publicação de um de seus livros na Holanda, informou o advogado dela ontem.

Rowling pediu a um tribunal de Amsterdã que impeça o lançamento da primeira edição ocidental de "The Magic Double Bass" (O Baixo Duplo Mágico), de Dmitry Yemets, que, segundo seu advogado, copia o livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", sucesso em todo o mundo.

O livro russo tem como heroína uma menina chamada Tanya Grotter. Ela e Harry Potter têm muito em comum. Ambos são órfãos, ostentam marcas estranhas em seus rostos, possuem poderes mágicos e lutam contra um inimigo tão terrível que seu nome nem sequer pode ser pronunciado.

O escritor russo diz que sua obra é uma paródia que insere Harry Potter num contexto russo. Sua editora holandesa, a Byblos, afirmou que o livro não é plágio da obra de Rowling, mas uma resposta ao "hype" que cerca o menino bruxinho.

No ano passado, Yemets afirmou que confiava que seus leitores pudessem perceber a diferença entre Potter e Grotter e que ficaria feliz em ver seu livro traduzido para que críticos ocidentais pudessem dar sua opinião sobre o suposto plágio.

Mas Rowling e a gigante da mídia AOL Time Warner, responsável por transformar Harry Potter também em sucesso no cinema, pretendem levar a questão aos tribunais.

"Temos três bases para um processo. Infração de direitos autorais, infração de marca registrada e concorrência injusta. O livro copia a trama, a história e os personagens de Harry Potter", disse o advogado Diederik Stols, da firma de advocacia Allen & Overy, que representa Rowling e a Time Warner Entertainment.

Ambas querem impedir o lançamento, em abril, de 7.000 cópias de uma versão de "Tanya Grotter" em holandês. O caso será ouvido na Corte Distrital de Amsterdã em 25 de março.

A Byblos disse que vai contestar o processo.

"Tanya Grotter não prejudica Harry Potter em nada. Ela é sua irmã burlesca", afirmou a editora.

"Yemets ... escreveu seus livros como paródia do herói inglês Harry Potter e como reação cultural ao frisson mundial que cerca o best-seller."

Os livros sobre Harry Potter lideram as listas de livros mais vendidos em todo o mundo, e suas versões para o cinema já renderam mais de US$ 1,7 bilhão.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca