Reuters
14/03/2003 - 17h50

Chivas Jazz Festival traz brasileiro que concorreu ao Grammy

da Reuters, em São Paulo

Os pianistas Jason Moran e Dom Salvador e o baterista Duduka da Fonseca, indicado para o Grammy deste ano, são as atrações já confirmadas para a quarta edição do Chivas Jazz Festival, que ocorrerá em São Paulo e no Rio de Janeiro de 28 a 31 de maio.

Jason Moran já gravou com Joe Lovano, Greg Osby, Lonnie Plaxico, Steve Coleman, Ravi Coltrane e Stefon Harris. Depois de integrar a banda de Greg Osby, estreou como líder em 1998 com o elogiado "Soundtrack to Human Motion".
No Chivas, ele apresentará em primeira mão músicas de seu quinto CD, "Bandwagon", que tem lançamento previsto para agosto.

Dom Salvador era o pianista preferido de Elis Regina e nos anos 1960 acompanhou também Jorge Ben, Edu Lobo e Elza Soares. Foi fundador da banda Abolição, que daria origem à Black Rio. Mudou-se em 1973 para os Estados Unidos, onde tocou com astros como o saxofonista Charlie Rouse, o cantor Harry Belafonte, o flautista Herbie Mann e o baixista Ron Carter.

Será a primeira vez nesses 30 anos que o paulista voltará a tocar no Brasil. Ele trará o saxofonista Dick Oatts, da big band de Thad Jones e Mel Lewis. Duduka da Fonseca (bateria) e Rogério Botter Maio (baixo) completarão seu quarteto.

Duduka é uma atração à parte. Também radicado nos Estados Unidos, ele disputou o Grammy deste ano na categoria melhor álbum de jazz latino com o CD "Samba Jazz Fantasia".

Embora os nomes das outras atrações do festival ainda não tenham sido divulgadas, o produtor Toy Lima garante que será de primeira linha.

Com o fim do Free Jazz (e pelo menos até que venha seu sucessor, o Tim Festival), o Chivas Jazz se tornou o maior evento do gênero no Brasil. Os shows serão realizados, como nos anos anteriores, no DirecTV Music Hall (São Paulo) e na Marina da Glória (Rio).
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca