Reuters
29/06/2001 - 07h43

Iugoslávia apela por ajuda financeira em conferência

da Reuters, em Bruxelas

O vice-primeiro-ministro iugoslavo Miroljub Labus apelou a doadores internacionais hoje para que ajudem na reconstrução de seu país devastado pela guerra, pouco depois da transferência do ex-presidente Slobodan Milosevic para o tribunal de crimes da ONU (Organização das Nações Unidas) em Haia, Holanda.

"Nós estamos recorrendo a vocês para que repartam conosco a sobrecarga da mudança", disse Labus na abertura da conferência sobre contribuições feita pela Comissão Européia e pelo Banco Mundial.

Ele pintou uma gélido quadro da nação destruída por anos de má administração econômica sob comando de Milosevic e por uma série de guerras na região dos Balcãs, que têm criado mais de meio milhão de refugiados e pessoas desaparecidas.

Os organizadores do evento esperam levantar US$ 1,25 bilhão na conferência de hoje, que inclui países participantes como EUA e Japão. O dinheiro irá ajudar a devastada infra-estrutura iugoslava e também será usado para pagar professores e médicos.

Labus disse esperar que a repentina transferência de Milosevic ao tribunal da ONU em Haia possa ajudar na obtenção da ajuda internacional. A Iugoslávia vinha sendo pressionada para encaminhar Milosevic, acusado de crimes contra a humanidade pelas atrocidades cometidas em Kosovo em 1999, ao tribunal de crimes da ONU.

  • Leia mais sobre a situação na Iugoslávia
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca