Reuters
17/03/2003 - 17h39

Europa adverte que guerra no Iraque pode precipitar recessão

ALISTER BULL
da Reuters, em Frankfurt

Uma segunda Guerra do Golfo pode desatar uma recessão na zona do euro, advertiram na segunda-feira autoridades européias enquanto os mercados se preparavam para uma iminente invasão do Iraque.

Os bancos centrais da Alemanha e da Itália advertiram que a tensão em relação ao Iraque afeta a economia global e a Comissão Européia disse que uma alta sustentada dos preços do petróleo poderia danificar a economia da zona do euro.

``Não podemos excluir um estancamento ou até uma recessão na zona do euro'', informou a Comissão em sua avaliação mais negativa dos efeitos que um ataque liderado pelos Estados Unidos ao Iraque teria sobre a zona do euro.

A Comissão também reduziu pela metade sua previsão de crescimento para a zona do euro em 2003 e disse que as esperanças de uma recuperação no ano que vem dependem do esclarecimento das incertezas sobre o Iraque.

Como resultado, e antes de sentir as sequelas da guerra, a Comissão agora prevê um crescimento de cerca de um por cento este ano, frente a previsão, feita em novembro, de uma expansão de 1,8 por cento.

A contagem regressiva para o conflito agora é de horas e não mais de dias, depois de o presidente dos EUA, George W. Bush, ter dito ao Iraque no domingo que ``agora é a hora da verdade'', e a Organização das Nações Unidas ter pedido a retirada dos inspetores de armas de Bagdá.

O Bundesbank informou em seu comunicado mensal, divulgado na segunda-feira, que as tensões são um forte golpe à economia. O banco central italiano disse que uma luta prolongada afetaria o mundo industrial.

``O ritmo de crescimento das principais economias industriais poderia acabar desacelerando-se, mesmo de forma considerável'', disse a autoridade monetária alemã.

O petróleo é o principal canal por meio do qual a guerra é sentida nos bolsos do mundo industrializados, ao reduzir o poder de consumo. Porém, os baixos investimentos e a desconfiança familiar, além do comércio internacional, podem tornar o cenário ainda pior.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca