Reuters
29/06/2001 - 08h21

Milosevic passa noite sem problemas em prisão de Haia

da Reuters, em Haia

O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic comparecerá publicamente ao o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia na manhã da próxima terça-feira (3), segundo o porta-voz do TPI, Jim Landale.

O ex-presidente iugoslavo está atrás das grades em Haia, Holanda, sob acusação de crimes contra a humanidade, depois de uma década de guerras nos Balcãs que mataram milhares de pessoas.

Milosevic, 59, passou por um exame médico inicial após sua chegada de helicóptero na noite de ontem ao centro penitenciário do TPI (Tribunal Pdenal Internacional), que fica em Scheveningen, onde está sob custódia internacional.

Não houve registros de problemas médicos, segundo um porta-voz do Tribunal de Crimes de Guerra da ONU em Haia.

As condições de Milosevic não cadeia serão monitoradas durante um período de ambientação para que ele "não seja posto em uma situação ameaçadora", disse o juiz Jim Landale.

Landale disse que o julgamento de Milosevic poderá começar apenas no próximo ano.

A prisão de Milosevic recebeu elogios de líderes do mundo inteiro e aumentou as expectativas de que a capital iugoslava Belgrado receba um pacote de US$ 1,3 bilhão de doadores internacionais que se encontram em Bruxelas hoje.

Os investimentos são necessários para prevenir que a economia do país arrebente devido as problemas causados pelo rompimento de Milosevic com a comunidade internacional durante seu governo.

O ex-presidente foi deposto em outubro passado e ameaçou matar-se a ter que se submeter à prisão há três meses. Se julgado culpado, poderá ter uma sentença de prisão perpétua, a ser cumprida em um dos sete países preparados para receber condenados do tribunal de crimes da ONU.

  • Leia mais sobre a situação na Iugoslávia
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca