Reuters
18/03/2003 - 16h34

Powell diz que EUA têm coalizão de 45 países em ação anti-Iraque

da Reuters, em Washington

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse hoje que há uma coalizão de 45 países que apóiam uma ação militar contra o Iraque, mas um terço desses países prefere não ser identificado.

Reuters - 7.nov.2002
Colin Powell, secretário de Estado dos EUA
"Nós temos agora uma coalizão... com cerca de 30 países que afirmaram publicamente que poderiam ser incluídos nessa lista", disse Powell a repórteres. "Há outros 15 países que por uma razão ou outra ainda não querem ser citados publicamente, mas apoiarão a coalizão".

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deu um ultimato ao líder iraquiano Saddam Hussein ontem para deixar o poder em 48 horas. Caso contrário, enfrentará uma guerra liderada pelos EUA que começaria "no momento que nós escolheremos" para forçar o Iraque a desistir de suas possíveis armas de destruição em massa. O Iraque nega que tenha esse tipo de armamento.

Autoridades dos EUA divulgaram uma lista das países que integrariam a coalizão. Entre esses países estão Afeganistão, Albânia, Austrália, Azerbaijão, Bulgária, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, El Salvador, Eritréia, Estônia, Etiópia, Geórgia, Hungria, Itália e Japão, listados para o pós-conflito.

Os outros são Coréia do Sul, Letônia, Lituânia, Macedônia, Holanda, Nicarágua, Filipinas, Polônia, Romênia, Eslováquia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Uzbequistão.

Leia mais
  • Conheçao caça F-117 "Falcão Noturno"
  • Saiba mais sobre o sistema antimíssil Patriot
  • Conheça as bombas de fragmentação dos EUA
  • Porta-aviões são símbolo do poderio dos EUA

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca