Reuters
19/03/2003 - 12h16

Fusão entre Telecom Italia e Olivetti é mantida apesar da pressão

da Reuters, em Milão

O presidente do conselho da Telecom Italia declarou hoje que não vai alterar a fusão planejada entre a operadora de telecomunicações e sua matriz Olivetti, a despeito dos pedidos de alguns investidores por melhores termos.

''No que me diz respeito, isso não acontecerá'', disse Marco Tronchetti Provera em entrevista ao diário financeiro ''Il Sole 24 Ore''. ''Os termos levam em conta os interesses de todos os envolvidos, de modo que não existe motivo para revisá-los''.

Tronchetti Provera disse também que não havia plano pós-fusão para elevar a participação da holding Olimpia - comandou a tomada de controle acionário original da Olivetti, em 2001 - para além de sua marca atual de 14% a 15% da companhia a ser formada pela fusão.

A Olimpia no momento detém cerca de 28% da Olivetti, a qual por sua vez controla 55% da Telecom Italia. Alguns analistas disseram que Tronchetti Provera poderia tentar reforçar o domínio da empresa sobre a nova companhia a ser criada pela fusão.

O presidente do conselho disse também ao ''Il Sole'' que esperava que um plano para a cisão e venda da unidade de listas telefônicas da Seat Pagina Gialle, a divisão de mídia da Telecom Italia, fosse concluído até o final do ano.

Como parte do plano de fusão entre a Olivetti e a Telecom Italia, a divisão de listas telefônicas da Seat será separada das atividades de mídia e Internet e vendida. Sob o plano, o novo comprador lançaria então uma tomada plena de controle acionário da divisão de listas telefônicas.

A venda da unidade deve responder pela maior parte dos 4,5 bilhões de euros que a Telecom Italia planeja levantar com vendas de ativos nos próximos dois anos.

As ações da Telecom Italia sobem 2,93% nesta na quarta-feira, para 6,12 euros. Elas haviam caído 11% depois do anúncio do plano de fusão, mas se recuperaram posteriormente e vêm sendo negociadas um pouco acima da cotação anterior ao anúncio.

No Brasil, a Telecom Italia tem participação na Brasil Telecom e tem atividades na telefonia móvel com sua subsidiária TIM.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca