Reuters
19/03/2003 - 12h46

Líder de extrema direita da Áustria elogia Saddam Hussein

da Reuters, em Viena (Áustria)

O líder de extrema direita da Áustria, Jöerg Haider, elogiou hoje o presidente iraquiano Saddam Hussein. Para ele, o ditador é um homem de mente aberta e com os olhos voltados para um mundo árabe unido.

Reuters - 22.nov.2002
Jörg Haider, líder de extrema direita austríaco
"Meu encontro com Saddam foi bastante interessante porque ele passou mais de duas horas explicando suas idéias sobre a unificação dos países árabes", disse Haider, durante o lançamento de seu novo livro a respeito do encontro com o presidente iraquiano em 2002.

"Tive a impressão de que Saddam estudou bastante, que conhece muito da história de seu país e da região e que está aberto para diferentes argumentos", disse o líder austríaco.

A viagem de Haider ao Iraque em 2002, com uma declaração de apoio ao dirigente, foi duramente criticada dentro e fora da Áustria.

No livro, "Um hóspede de Saddam no império do mal", Haider descreve como elogiou a inteligência do líder iraquiano em um encontro com dois agentes da polícia secreta de Israel, que pediram para entrevistá-lo em Viena (Áustria) depois do retorno do Iraque.

Haider disse que os israelenses lhe perguntaram se ele estaria disposto a desempenhar o papel de mediador "nas relações entre Israel e o Iraque."

O direitista disse aos agentes que ficaria feliz em tomar parte dos esforços para levar a paz ao Oriente Médio, mas que sua opinião sobre "os palestinos era a mesma de Saddam Hussein."

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca