Reuters
19/03/2003 - 21h13

EUA iniciam ataques a alvos na zona de exclusão no sul do Iraque

da Reuters, no Golfo Pérsico

Os Estados Unidos iniciaram na madrugada desta quinta (noite da quarta no Brasil) ataques à zona de exclusão no sul do Iraque, uma área patrulhada desde a Guerra do Golfo, que sofre ataques frequentes.

Os aviões de guerra decolaram de pelo menos dois porta-aviões localizados no Golfo Pérsico e atingiram alvos horas antes de expirar o prazo dado ao presidente iraquiano, Saddam Hussein, para deixar o país ou enfrentar uma guerra, disseram autoridade da Marinha norte-americana.

Um avião lançado do porta-aviões Abraham Lincoln bombardeou instalações de comando e controle no sul do Iraque, depois que aviões de patrulha da coalizão anglo-americana na zona de exclusão aérea foram alvo de forças iraquianas, disse o almirante John Kelly a bordo do Lincoln.

``Houve quatro ataques contra nossos aviões que sobrevoavam a zona de exclusão aérea no sul do Iraque'', disse.

Mais tarde, oito F-18 ``Hornets'' e dois F-14 ``Tomcat'' que partiram do Kitty Hawk atingiram alvos no sul do Iraque -- o primeiro ataque desse tipo a partir do porta-aviões desde que o Kitty Hawk chegou à região há cerca de um mês, disse a tenente Nicole Kratzer, uma porta-voz do Kitty Hawk.

Os aviões usaram armas de precisão guiadas a laser contra um alvo da inteligência iraquiana e baterias antiaéreas móveis após provocações iraquianas, afirmou ela.

``Aviões de patrulha na zona de exclusão aérea no sul estiveram em ação esta noite em atividade normal atingindo sistemas que são uma ameaça a nossas forças'', disse ela à Reuters.

Em Londres, o Ministério da Defesa disse que aviões dos EUA e britânicos atacaram posições de artilharia iraquianas na zona de exclusão aérea no sul na noite de quarta-feira, mas um porta-voz do ministério negou que fosse uma atividade incomum.

Em Washington, militares confirmaram os ataques e disseram que aviões de guerra também lançaram 2 milhões de panfletos com explicações sobre como desertar, dirigidas às tropas iraquianas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Conheça o avião de guerra "invisível" B-2
  • Supersônico F-14 Tomcat é o orgulho da Marinha
  • Conheça as bombas de fragmentação dos EUA

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque

     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca