Reuters
01/07/2001 - 13h10

Milosevic prepara defesa enquanto Belgrado enfrenta crise

da Reuters, em La Haya

Slobodan Milosevic se reunirá na segunda-feira com seus advogados para se preparar para o primeiro "confronto" contra acusadores no tribunal internacional de crimes de guerra.

Em Belgrado, os reformistas que o derrotaram após uma revolta popular em outubro tentam minimizar a crise provocada por sua entrega ao tribunal de La Haya na quinta-feira.

Espera-se que o ex-presidente iugoslavo se declare inocente quando comparecer na terça-feira para escutar as acusações de crimes contra a humanidade durante campanha de "pureza étnica" empreendida pelas forças da Sérvia em 1999 na província separatista de Kosovo.

Milosevic se nega a reconhecer a legitimidade do tribunal da organização das Nações Unidas.

"Milosevic considera que todas as acusações contra ele são políticas e não se sente culpado por nenhuma delas", disse à Reuters, em Belgrado, uma fonte vinculada aos defensores do ex-presidente.

O primeiro-ministro sérvio, Zoran Djindjic, cujo governo desafiou a oposição ao entregar Milosevic, minimizou a crise dizendo que os benefícios, que incluem a ajuda de 1,28 bilhão de dólares do Ocidente, superam as desvantagens.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca