Reuters
24/03/2003 - 12h01

Romênia diz estar pronta para receber 1.500 refugiados iraquianos

da Reuters, em Bucareste

A Romênia disse hoje estar preparada para abrigar mais de 1.500 refugiados de guerra do Iraque se necessário, reservando abrigo e alimentação.

A Romênia ofereceu aos Estados Unidos soldados e suas bases aéreas no mar Negro para a guerra contra o Iraque e prometeu fornecer assistência humanitária e ajudar a reconstruir o país do golfo Pérsico depois da guerra.

"O Ministério do Interior tomou medidas para enfrentar quaisquer desenvolvimentos relacionados aos refugiados iraquianos", disse a porta-voz do governo, Despina Neagoe.

A porta-voz não afirmou onde os campos para acomodar os refugiados se localizariam, mas disse que as autoridades já prepararam barracas militares e comida enlatada.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados estima que 600 mil pessoas possam fugir do Iraque, a maioria em direção ao Irã, Turquia, Síria e Jordânia.

"Até então, não há informações de iraquianos indo para a Romênia pela Turquia ou pela Bulgária...mas temos que estar preparados para qualquer situação'', explicou Neagoe.

Cerca de 60% dos 25 milhões de iraquianos dependem diretamente do programa da ONU petróleo-por-comida, que permitia que o país exportasse quantidades limitadas de petróleo e usasse os produtos para suprir necessidades básicas.

O programa foi suspenso no meio de março depois que a ONU ordenou que sua equipe deixasse o Iraque.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca