Reuters
24/03/2003 - 13h29

Diretor de "Spirited Away" manifesta seriedade após vitória

da Reuters, em Tóquio

O diretor japonês Hayao Miyazaki disse na segunda-feira que sua alegria por conquistar o Oscar de melhor animação pela aventura de fantasmas "Spirited Away" só não foi maior devido ao momento. Aparentemente, ele se referia à guerra no Iraque.

"Fico triste pelo fato de o mundo estar diante de uma situação muito infeliz que me impede de comemorar com o coração despreocupado", disse Miyazaki, em comunicado à imprensa.

Miyazaki não compareceu à entrega dos prêmios da Academia, em Los Angeles, no domingo, tendo dito que estava mais interessado em conquistar os corações das crianças do que na mais alta honraria concedida por Hollywood.

"Quero agradecer do fundo do coração aos amigos que se esforçaram para lançar 'Spirited Away' nos Estados Unidos e às pessoas que viram o filme de maneira positiva", disse.

"Spirited Away" é a história de uma menina de 10 anos escravizada por seres sobrenaturais depois que seus pais são transformados em porcos.

O filme bateu todos os recordes de bilheteria no Japão e fez sucesso absoluto junto à crítica internacional.

Entre os trabalhos anteriores de Miyazaki figuram clássicos animados como "Meu Amigo Totoro" (1988) e "Princesa Mononoke" (1997).

Especial
  • Fique por dentro da 75ª edição do Oscar

    Especial
  • Veja galeria de fotos
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca