Reuters
25/03/2003 - 15h54

Entrega do Oscar tem menor audiência da história

da Reuters, em Los Angeles

A 75ª festa do Oscar, que aconteceu no último domingo, em Los Angeles, entrou para a história como a menos vista entre todas que foram transmitidas pela TV. O fracasso foi atribuído ao fato de as atenções dos americanos estarem voltadas para a guerra contra o Iraque.

A transmissão ao vivo, que durou três horas e meia, obteve apenas 20,4 pontos de audiência nas casas americanas. Este é o menor índice registrado desde 1953, quando ocorreu a primeira transmissão ao vivo. Em relação ao ano passado, houve uma queda de 20% de audiência, que já havia sido a menor de todas, de acordo com a empresa Nielsen Media Research. Cada ponto equivale a 1% dos 106,7 milhões de residências com aparelhos de TV.

Em números absolutos, a audiência nos EUA foi de 33 milhões de pessoas, a menor registrada desde 1974 - primeiro ano em que os números de audiência foram aferidos.

Mas o evento, realizado pela Academia de Artes Cinematográficas, ainda é considerado um dos mais cotados do ano e rende um bom faturamento para a rede ABC, que pertence à Walt Disney Company e detém os direitos de transmissão desde 1976.

O preço médio de cada anúncio de 30 segundos durante a cerimônia ficou em torno de US$ 1,35 milhão, 10% a mais do que no ano passado. De acordo com informações divulgadas pelo canal, estima-se que o faturamento da emissora com publicidade tenha rendido US$ 78 milhões.

Apesar da queda nos índices de audiência, o Oscar continua sendo um dos programas com maior audiência nos EUA. Nesta temporada, ficou atrás da final de "Joe Millionaire", uma espécie de "reality show" que teve média de 40 milhões de telespectadores no mês passado, e a estréia de "Friends", com 34 milhões de telespectadores em setembro do ano passado.

O evento de maior audiência nos EUA continua sendo o "Super Bowl", a final do campeonato de futebol americano, que foi exibida no dia 26 de janeiro e atraiu 88,6 milhões de telespectadores.

O Oscar, no entanto, bateu todas as outras premiações da temporada, como a entrega dos prêmios de TV e cinema Emmy (20 milhões de telespectadores em setembro, na NBC) e os prêmios da indústria fonográfica Grammy (24,8 milhões de telespectadores no mês passado, na ABC).

Apesar da guerra e da ausência do tradicional desfile de celebridades com suas roupas extravagantes no tapete vermelho, alguns analistas avaliam que a baixa audiência também pode estar relacionada ao fato de que três dos filmes com maior número de indicações - "As Horas", "O Pianista" e "Gangues de Nova York" - não fizeram muito sucesso de público.

Especial
  • Fique por dentro da 75ª edição do Oscar
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca