Reuters
02/07/2001 - 09h04

Advogados de defesa de Milosevic vão a Haia preparar defesa

da Reuters, em Belgrado (Iugoslávia)

Advogados do ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic partiram para Haia (Holanda) hoje para começar a preparação da defesa do ex-presidente iugoslavo perante a corte de crimes de guerra da ONU (Organização das Nações Unidas).

"Esperamos encontrar Milosevic por volta de meio-dia e então combinaremos tudo", disse Zdenko Tomanovic, 44, no aeroporto de Belgrado, pouco antes de embarcar para a Holanda. Ele estava acompanhado do outro advogado, Dragan Krgovic, 42.

Este será o primeiro encontro entre Milosevic e seu time de defesa, o qual, segundo relatos, foi escolhido a dedo por sua mulher, Mira Markovic.

"Pedimos para estar com ele até as 17h (12h de Brasília)", disse Tomanovic, um dos oito escolhidos para defender Milosevic desde sua prisão na Sérvia em abril, sob acusação local de corrupção.

Os advogados transportavam pacotes da família de Milosevic - acredita-se que livros, roupas e dinheiro que ele solicitou da cela de sua prisão holandesa.

Milosevic fará sua primeira aparição frente ao tribunal da ONU amanhã de manhã, para ouvir as acusações de crimes contra a humanidade relacionados a atrocidades cometidas por forças sérvias, que ele controlava em 1999, contra a população albanesa.

Ele deve responder às acusações como "não-culpado" e voltar à prisão até que o julgamento comece de fato, o que só deverá ocorrer no próximo ano.

Milosevic já declarou que não reconhece a autoridade do tribunal, o qual acredita ser um braço das forças da Otan (aliança militar ocidental), que bombardearam a Iugoslávia em 1999. O ex-presidente foi deposto em outubro do ano passado, após uma série de manifestações de massa contra seu poder no país.

  • Leia mais sobre a situação na Iugoslávia
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca