Reuters
26/03/2003 - 05h41

EUA protegerão navios que entrarem no Golfo

da Reuters

Os Estados Unidos anunciaram que vão garantir a segurança dos navios de ajuda humanitária que aportarem no golfo Pérsico durante a guerra no Iraque.

"O movimento ininterrupto de navios à região significa que o fornecimento de ajuda humanitária pode continuar", informou em comunicado o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Richard Boucher.

"Como resultado, acreditamos que o Conselho de Segurança da ONU deve agir rapidamente para modificar o programa de petróleo por comida para garantir o fornecimento continuado de alimentos e medicamentos aos civis iraquianos."

A ONU suspendeu o programa de ajuda ao Iraque com o começo da guerra.

Autoridades disseram que navios petroleiros vão continuar ser abastecidos no porto de Ceyhan, na Turquia, que ainda recebe o produto através de um oleoduto ligado ao Iraque. Mas operadores dizem que a confusão em relação ao programa reduz o fornecimento.

O bem-estar dos civis iraquianos tem se tornado um assunto de grande preocupação após quase uma semana de guerra ter cortado o fornecimento de água e eletricidade no sul do país.

Boucher disse que o Departamento de Transporte também continuará a fornecer seguro pelo risco da guerra aos navios, incluindo às cargas e à tripulação que entrar na região, caso os seguros comerciais impossibilitem o transporte.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca