Reuters
02/07/2001 - 11h15

Japão pode propor mudança no Protocolo de Kyoto para incluir EUA

da Reuters, em Tóquio

O Japão ainda não perdeu as esperanças de que os Estados Unidos possam ser atraídos de volta ao Protocolo de Kyoto (sobre clima) e pode propor mudanças para tornar o pacto mais digerível para Washington, informou hoje um porta-voz do governo japonês.

O Japão encontra-se em um dilema entre os Estados Unidos e a União Européia, que já declarou estar pronta para ratificar o tratado de 1997, mesmo que os Estados Unidos não o façam.

"Não desistimos ainda da esperança de que o Japão, os Estados Unidos e a União Européia possam todos participarem", disse durante uma entrevista coletiva o secretário-chefe de gabinete, Yasuo Fukuda. "Adotaremos uma posição realista", acrescentou.

"Em vez de pensarmos em opções para continuar sem os Estados Unidos, nós deveríamos, até o último momento, pensar em um jeito de cooperar com eles para que o mundo inteiro possa trabalhar junto", declarou o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, depois de um encontro com o presidente norte-americano, George W. Bush, no sábado.

Mas Koizumi disse também que estava comprometido a convencer Washington a voltar ao pacto de Kyoto, o qual foi chamado por Bush de "fatalmente falho".

Autoridades do Ministério do Meio Ambiente japonês afirmaram que Koizumi não quis dar a impressão de que o Japão apoiava a decisão norte-americana de abandonar o tratado.

O Japão repetidamente declarou que a participação dos Estados Unidos, o maior emissor de gases que causam o efeito estufa, é crucial para que o Tratado de Kyoto tenha sentido.

Segundo o pacto, países desenvolvidos se comprometeriam a diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa em 5,2%, em média, dos níveis de 1990 até o ano de 2012.

Entre as mudanças que o Japão poderá propor está a do ano em que o corte da emissão de gases seria baseado -de 1990 para 2000- e a do corte que os Estados Unidos inicialmente haviam concordado, em sete por cento, segundo disse a agência de notícias Kyodo hoje.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca