Reuters
27/03/2003 - 13h29

Hollywood vai enviar filmes às tropas no Iraque

da Reuters em Washington

O lobista mais poderoso de Hollywood deixou claro ontem que o comitê especial de guerra formado pela capital do cinema não vai tentar promover o ponto de vista de Washington para intervir na guerra contra o Iraque.

Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington, o setor do entretenimento se ofereceu para dar asas à sua criatividade e buscar maneiras de promover os atributos positivos dos Estados Unidos.

Foi então formado o comitê Hollywood 11/9, que produziu vários trailers de filmes e anúncios de serviço público.

Mas produzir anúncios e trailers ligados à guerra dos EUA contra o Iraque provocaria uma polêmica muito grande, levando-se em conta que muitas figuras de Hollywood são abertamente contrárias ao conflito.

O presidente da Associação dos Produtores de Cinema dos EUA, Jack Valenti, que também preside o comitê Hollywood 11/9, disse ao jornal "Daily Variety" que isso não significa que o show business não possa ajudar em nada.

Para ele, a contribuição mais significativa é a mais óbvia e benigna: fornecer DVDs e vídeos aos militares americanos em serviço no exterior.

"Apenas um americano ao qual falta espírito cívico não quereria apoiar as tropas. Então como apoiá-las da melhor maneira? Oferecendo a elas o que elas querem", disse Valenti. "Não precisamos criar anúncios estatais e tudo isso. Os soldados não assistem a essas coisas."

Valenti afirmou que não vai pedir ao comitê que tome qualquer medida por enquanto, mas apenas depois que mais tempo tiver passado.

"Esta será uma guerra longa ou curta? No momento, os rapazes lá fora não têm tempo de assistir a filmes. Mas quando estiverem acampados, fazendo as tarefas ligadas à reconstrução do Iraque, então esses militares vão querer assistir a DVDs e fitas de vídeo", disse Valenti.

Ele contou que, nos meses que se seguiram ao 11 de setembro, recebeu dezenas de cartas de soldados americanos no Afeganistão e em outras partes do mundo agradecendo ao comitê por enviar filmes aos navios e às bases militares americanos.

O comitê Hollywood 11/9, formado, entre outros, por estúdios de cinema e os sindicatos de todas as categorias que atuam no show business, não faz uma reunião por videoconferência há mais ou menos seis semanas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca