Reuters
27/03/2003 - 17h13

França reforma sistema de alerta contra ameaça terrorista

da Reuters, em Paris

A França anunciou hoje uma reforma do seu sistema de alerta terrorista para um código com uma escala de quatro cores, e disse que estava no "alerta laranja", que vê os ataques terroristas como plausíveis.

Enquanto isso, o Ministério do Meio Ambiente francês anunciou que uma reunião em abril entre ministros do meio ambiente do G8, grupo dos países mais industrializados do mundo, foi transferida de Paris para a cidade de Angers, no oeste do país, citando "desdobramentos da situação internacional".

Um porta-voz negou-se a comentar a informação de um jornal de que a mudança se devia aos temores com a segurança.

A França aumentou a vigilância no país por temer uma ameaça terrorista em seu solo desde que as forças lideradas pelos Estados Unidos atacaram o Iraque na semana passada. Cerca de 800 soldados foram recrutados para a patrulha de estações de trem, aeroportos e locais públicos.

O novo sistema de alerta terrorista traz as cores amarelo, laranja, vermelho e escarlate. A cor escarlate é reservada apenas para os riscos maiores.

Trata-se de uma reforma do sistema "vigipirate", que tinha apenas dois níveis para ameaças terroristas.

O alerta escarlate permite que autoridades controlem o acesso às principais estações de trem, proíbam o uso de túneis e outras infra-estruturas públicas, suspendam o tráfego aéreo e cortem o fornecimento de água.

O atual alerta laranja exige maior vigilância, com policiais patrulhando itinerários de trens e portos, assim como inspecionando bolsas e sacolas em alguns locais públicos, como lojas e teatros, e um aumento dos níveis de cloro na água potável.

Os Estados Unidos, que possuem um sistema de alerta de cinco cores, diminuíram o nível do alerta hoje para o amarelo, o nível médio da escala, que significa "ameaça elevada".

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca