Reuters
02/07/2001 - 15h21

Milosevic encontra-se com advogado em prisão de Haia

da Reuters, em Haia (Holanda)

O ex-presidente Slobodan Milosevic manteve hoje seu primeiro encontro com um advogado iugoslavo que vai defendê-lo em Haia contra as acusações de crimes de guerra.

Cinco dias depois de ser entregue ao tribunal da ONU (Organização das Nações Unidas), Milosevic deve enfrentar a acusação, pela primeira vez, na amanhã de manhã.

O advogado Zdenko Tomanovic planejava passar várias horas no centro de detenção de Haia, onde Milosevic vem sendo mantido isolado desde quinta-feira.

Mas o sumiço da bagagem que levava e a necessidade de Milosevic nomeá-lo oficialmente seu defensor fizeram com que Tomanovic e seu colega advogado Dragan Krgovic partissem para a prisão cinco horas depois do inicialmente previsto.

Os dois devem se reunir com ex-presidente iugoslavo a fim de prepará-lo para a audiência inicial de terça-feira, normalmente breve. O julgamento propriamente dito só deve começar no próximo ano.

Milosevic não recebeu nenhuma visita no centro de detenção de Scheveningen e ainda não se reuniu com seus advogados. O ex-presidente não pôde ver nem mesmo sua mulher, Mira Markovic, que está proibida de entrar na Holanda.

  • Leia mais sobre a situação na Iugoslávia
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca