Reuters
27/03/2003 - 21h28

General do Exército americano prevê guerra longa, diz jornal

da Reuters, em Washington

Linhas de suprimento ampliadas e resistência inflexível paralisaram a marcha norte-americana rumo a Bagdá e tornaram possível uma guerra mais longa, disse hoje um comandante do Exército dos Estados Unidos no Iraque.

O jornal "The Washington Post" citou declaração do tenente-general William S. Wallace sobre como as táticas de guerrilha das tropas iraquianas não eram esperadas pelas forças norte-americanas. "O inimigo contra o qual estamos lutando é diferente daquele que nós havíamos planejado", disse Wallace, segundo o "Post".

Ao ser questionado sobre se o combate na semana passada aumentou a probabilidade de uma guerra mais longa do que alguns haviam planejado, Wallace disse: "Está começando a parecer desse jeito".

O presidente dos EUA, George W.Bush, tem reduzido cada vez mais as expectativas populares de uma rápida guerra frente a uma obstinada resistência dos combatentes iraquianos, alguns deles em combate mesmo sem uniforme.

Hoje, o secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld, disse que a guerra duraria "o tempo necessário" para derrubar o presidente iraquiano Saddam Hussein.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca