Reuters
29/03/2003 - 20h49

EUA suspendem rotas de mísseis sobre Arábia Saudita

da Reuters, no Catar

Cerca de cinco mísseis Tomahawk disparados de porta-aviões visando o Iraque caíram na Arábia Saudita e forçaram a suspensão de algumas rotas de lançamento, afirmaram oficiais norte-americanos neste sábado.

"No caso da Arábia Saudita tivemos alguns mísseis T-LAM que atingiram aquele território," afirmou o major general Victor Renuart do quartel general em Catar.

"Continuaremos a usar os mísseis Tomahawk. Mas entramos em acordo com os sauditas para deixar de lado algumas rotas que poderiam passar próximo à população civil."

Um oficial de defesa dos EUA, falando de Washington em condição de anonimato, disse que foram cinco os mísseis Tomahawk que pousaram no deserto saudita sem explodir.

Acredita-se que três Tomahawk também tenham pousado na Turquia durante a guerra. Em Silopi, os soldados norte-americanos foram recebidos com ovos e pedras pelos turcos quando foram recuperar peças de um míssil que havia atingido o local no dia anterior.

Segundo a SPA, a agência de notícias oficial da Arábia Saudita, um oficial de defesa saudita que não quis se identificar afirmou que o país fez uma reclamação oficial aos Estados Unidos sobre o incidente e reiterou que a Arábia Saudita não participará de forma nenhuma da guerra contra o Iraque.

Renuart disse ainda que o problema com os mísseis aconteceu logo depois da fase de lançamento. O major Santley McChrystal, vice-diretor de operações militares, disse num briefing no Pentágono que a suspensão das rotas sobre o território saudita ''não terá um grande efeito'' nos esforços de guerra.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca