Reuters
30/03/2003 - 00h50

Jornalistas dos EUA estão sob poder do Iraque, diz jornal

da Reuters, em Nova York (EUA)

Dois jornalistas do jornal nova-iorquino "Newsday", desaparecidos de um hotel de Bagdá desde a última segunda-feira (24) durante a cobertura da guerra do Iraque, estão em poder do governo iraquiano.

Segundo o editor do diário, Anthony Marro, ninguém viu o repórter Matthew McAllester e o fotógrafo Moises Saman serem retirados do Hotel Palestine, apesar do quarto dos dois estar vazio e autoridades da segurança iraquiana terem perguntado a outros jornalistas sobre as atividades da dupla.

"O senhor McAllester e o senhor Saman estavam em Bagdá por um único propósito --cobrir os fatos para o 'Newsday'", disse o editor do jornal. "Apelamos às autoridades iraquianas explicações sobre o paradeiro deles, para que nos permita contactá-los diretamente e possamos os tirar os Iraque de forma segura".

O jornal publicou no sábado que três ocidentais desaparecidos do mesmo hotel de McAllester e Saman apareceram na Síria na sexta-feira.

O Comitê de Proteção aos Jornalistas, com base em Nova York, e o Vaticano, por meio de seus representantes em Bagdá, estão assessorando o "Newsday", segundo leu Marro em sua declaração. O editor afirmou que o jornal também pediu ao embaixador do Iraque para os Estados Unidos para que ajude na localização dos dois jornalistas, que já haviam trabalhado juntos na cobertura da guerra no Afeganistão, em outubro de 2001.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca