Reuters
30/03/2003 - 22h02

ONU envia primeiro lote de ajuda ao norte do Iraque

da Reuters, em Silopi (Turquia)

A ONU (Organização das Nações Unidas) enviou hoje seu primeiro carregamento de ajuda desde o início da guerra através da fronteira turca ao norte do Iraque, controlada pelos curdos.

Dois caminhões levando equipamentos de purificação de água, remédios e material educativo para o Unicef passaram pelo portão de controle em Habur, na fronteira com a Turquia.

Autoridades da ONU disseram que o equivalente a US$ 4 milhões em suprimentos seriam enviados nos próximos dias. O carregamento marcou a retomada do envio de ajuda ao norte do Iraque sob o programa "petróleo por comida" da ONU. O Iraque não retomou o fornecimento de petróleo.

Na sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU concordou em direcionar os lucros do petróleo iraquiano para suprimentos humanitários.

Cerca de 60% dos iraquianos dependem do programa de ajuda da ONU, lançado em 1996. Os temores de uma crise humanitária devido à guerra têm aumentado.

"A situação ao norte do Iraque é crítica. Temos informações de que os estoques de alimentos estão baixos e o preço do petróleo está aumentando, o que torna mais difícil levar suprimentos àqueles que mais precisam", disse Michael Bociurkiw, porta-voz do Unicef.

O carregamento da Unicef ficou parado por vários dias enquanto a agência procurava por uma empresa de transporte, disse o porta-voz.

Preocupada com a possibilidade da violência ao norte do Iraque se expandir para seu próprio território, a Turquia fechou sua fronteira em Silopi ao comércio e ao tráfego normal e convocou milhares de soldados para patrulhar o local.

Os militares turcos também pretendem impedir que um eventual fluxo de refugiados cruze as fronteiras do país.

A Turquia teme que o surgimento de um estado curdo independente ao norte do Iraque seja o ponto de partido para que um "Curdistão" maior reivindique partes da Turquia.

Os curdos iraquianos temem que a Turquia tente combater a autonomia conquistada depois da Guerra do Golfo, em 1991.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca