Reuters
31/03/2003 - 17h20

EUA querem transferência eletrônica de imagens de cheques

da Reuters, em Washington (EUA)

Legisladores norte-americanos querem permitir que os bancos troquem cheques por imagens eletrônicas --processo que tornaria mais rápida a compensação de valores, beneficiando os consumidores e tornando as instituições financeiras mais eficientes.

Com o sistema, os clientes poderiam ver rapidamente se o cheque foi compensado, em vez de ter que esperar, dizem os apoiadores da lei.

Muitos dos bancos processam os cheques atualmente de forma física, transportando o papel por meio de intermediários antes que o valor passe para a instituição financeira destino.

Alguns bancos têm acordos contratuais com outras instituições para aceitar imagens de cheques em vez de cheques em papel.

Pela legislação proposta pela republicana Melissa Hart, da Pensilvânia, todos os bancos poderiam trocar imagens eletrônicas de cheques sem firmarem acordos prévios.

Para o chairman do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, Michael Oxley, republicano de Ohio, "a lei trará o sistema de pagamentos de cheque para o século 21".

A expectativa é de que a lei seja aprovada rapidamente.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca