Reuters
02/04/2003 - 19h51

Para secretário-geral da ONU, todos perdem com a guerra

da Reuters, em Kuait

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Anna, disse hoje que não prevê um cessar-fogo entre o Iraque e a coalizão anglo-americana e que ambos os lados perdem com o conflito.

"Se você me pergunta se vejo qualquer possibilidade imediata de cessar-fogo, eu não vejo", disse Annan para a rede de televisão Al Jazeera, do Qatar. "Eu sempre disse que a guerra é uma catástrofe humana e todos sairão perdedores."

O secretário-geral também afirmou que não sabe quanto tempo o conflito no Iraque vai durar. Segundo ele, a guerra conduzida pelos Estados Unidos não é legítima. "Deixei claro que preferimos [as Nações Unidas] uma solução pacífica", afirmou.

Os Estados Unidos e o Reino Unido lançaram uma guerra contra o Iraque no dia 20 de março, a fim de retirar do poder o presidente Saddam Hussein.

Antes da guerra, quase 60% dos iraquianos dependiam do programa "Petróleo por Comida", o qual foi temporariamente suspenso. Segundo a ONU, os atacantes são responsáveis pela crise humanitária deflagrada com o conflito.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca