Reuters
03/07/2001 - 14h47

Papa discute globalização com premiê italiano

da Reuters, no Vaticano

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, realizou hoje sua primeira reunião oficial com o papa João Paulo 2° e discutiu com o pontífice da globalização e da próxima cúpula do Grupo dos Oito (G8), marcada para ocorrer no país.

Berlusconi, o homem mais rico da Itália, que possui palácios em Milão e em Roma, parecia impressionado com os afrescos que decoram a residência do papa.

O primeiro-ministro, cujo governo foi empossado há menos de um mês, e João Paulo 2°, no cargo há 23 anos, conversaram sozinhos por cerca de 25 minutos no escritório privado do pontífice. O magnata da mídia, que é geralmente o centro das atenções, parecia tenso e nervoso enquanto esperava pelo início da reunião.

"É verdadeiramente inacreditável como o senhor consegue lidar com o peso de toda a sua responsabilidade", disse Berlusconi, 64, ao papa, 81, durante a parte pública do encontro. "São necessárias muita fé e determinação para ser capaz de se fazer o que o senhor faz", disse o premiê ao papa, que tinha um ar cansado.

Segundo um comunicado do Vaticano, os dois homens discutiram privadamente assuntos de "solidariedade internacional com um olho na cúpula (do G8) em Gênova".

No encontro, Berlusconi afirmou ao líder da Igreja Católica que a globalização deveria ter uma face mais humana e não ser apenas um processo econômico, relataram membros do Vaticano.

A globalização e seus efeitos serão dois dos principais assuntos a serem tratados pela cúpula do G8, que ocorre entre os dias 20 e 22 próximos. O grupo reúne os sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca