Reuters
05/04/2003 - 03h57

Vaticano teria debatido pedofilia em seminário secreto

da Reuters, no Vaticano

Abalado por escândalos de abusos sexuais cometidos por padres em diversos países, o Vaticano realizou sem alarde, nesta semana, um seminário sobre o problema da pedofilia que reuniu suas principais autoridades e especialistas médicos, disseram fontes hoje.

As fontes disseram que cerca de oito especialistas médicos fizeram apresentações sobre pedofilia para representantes de vários departamentos do Vaticano.

De acordo com as fontes, o seminário aconteceu há alguns dias e as conclusões poderão ser divulgadas ao público ainda hoje.

Os convidados do seminário -entre eles alguns psicanalistas e a maioria não-católicos- fizeram apresentações sobre os aspectos médicos, psicológicos e psiquiátricos da pedofilia.

O encontro foi organizado em silêncio pelo Conselho Pontifício para a Vida e realizado no antigo salão do sínodo do Vaticano. A maioria dos convidados ficou hospedada em uma residência dentro do Vaticano.

O seminário foi organizado o objetivo de instruir as autoridades do Vaticano sobre as direções médicas e científicas sobre a natureza psicológica da pedofilia. As apresentações incluíram estudos sobre a pedofilia na sociedade e o debate médico sobre a possibilidade de cura dos pedófilos através da terapia.

O escândalo de pedofilia envolveu muitos países no ano passado, mas o epicentro foi os Estados Unidos.

O ex-líder da Igreja Católica Romana de Boston, o cardeal Bernard Law, e outras ex-autoridades da arquidiocese enfrentam acusações de que nada fizeram para afastar padres acusados de pedofilia do contato com crianças.

Eles teriam apenas transferido os padres de paróquias.

Law renunciou em dezembro e a Igreja Católica estudou novas regras para lidar com padres acusados de abusar sexualmente de crianças.

Mas muitas dioceses dos EUA estão enfrentando processos jurídicos pedindo indenizações. Setenta novos processos foram apresentados contra a diocese de Boston somente em janeiro.

A Igreja estuda a venda de bens para usar o dinheiro em acordos com as vítimas.

A diocese de San Bernardino, a leste de Los Angeles, pediu na Justiça na terça-feira (1) para a arquidiocese de Boston responsabilizar-se pelos danos causados pelas acusações de pedofilia contra o reverendo Paul Shanley.

Shanley foi transferido de Boston para San Bernardino em 1990, com a recomendação de ser um `"bom padre". Ele agora espera por julgamento em Boston por acusações de estupro de quatro garotos em uma igreja de San Bernardino.

Especial
  • Leia mais sobre pedofilia na igreja
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca