Reuters
08/04/2003 - 08h45

Pessimismo com pós-guerra abate mercados asiáticos

da Reuters

As preocupações com o impacto da situação econômica norte-americana e com o vírus da pneumonia atípica sobre a economia global derrubaram a maior parte dos mercados de valores asiáticos nesta terça-feira.

"O foco passou da guerra para o pós-guerra, o que inclui a economia dos Estados Unidos e o vírus'', disse Ng Ean Kiam, administrador de recursos do Credit Agricole Asset Management em Cingapura.

Em Tóquio, o índice Nikkei cedeu 1,44%, para 8.131 pontos. Entre as maiores perdas, o Mizuho, maior grupo bancário do mundo por ativos, despencou 7,46%, em razão de uma realização de lucros no setor.

Os investidores também ficaram desanimados pelo resultado da reunião do Banco do Japão (banco central), que manteve a política monetária de juro zero na reunião encerrada hoje.

"Esse movimento de vendas é porque o banco central não fez nada hoje'', afirmou Ken Masuda, operador do Shinko Securities.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,74%, para 8.806 pontos.

"Os investidores estão esperando ver o número de pessoas infectadas (pelo vírus da pneumonia) cair esta semana'', disse Peter Lai, diretor do OCBC Securities.

Após o fechamento do mercado, o governo local informou que o vírus infectou mais 45 pessoas. Com isso, o total de doentes chegou a 928.

Na Malásia, o índice da bolsa de Kuala Lumpur teve variação negativa de 0,04%, aos 640 pontos.

O Ministério do Turismo divulgou que o número de pessoas registradas em hotéis já caiu 30%, enquanto as reservas de empresas aéreas declinaram 40% devido aos temores com o vírus.

Encerrando cinco dias consecutivos de alta, em Cingapura, o índice Straits Times recuou 1,55%, para 1.318 pontos.

"Cingapura é muito dependente do ambiente externo, então estamos cautelosos em relação às condições globais'', acrescentou Ean Kiam. Na Indonésia, o índice da Bolsa de Jacarta desvalorizou-se 0,4%, aos 422 pontos.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted perdeu 0,51%, para 4.552 pontos.
Na contramão, na Coréia do Sul, o índice da bolsa local subiu 2,34%, para 558 pontos, o maior patamar em cinco semanas, apostando em um final rápido para a guerra.

Na Tailândia, o índice Thailand Set avançou 1,05%, para 375 pontos, com os ganhos de bancos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca