Reuters
04/07/2001 - 12h20

Homens também podem se beneficiar com reposição hormonal

da Reuters, em Lausanne (Suíça)

Diferente das mulheres, os homens não enfrentam a menopausa, mas um pesquisador alemão informou ontem que muitos homens idosos apresentam uma redução nos níveis de testosterona e poderiam se beneficiar com a terapia de reposição hormonal (TRH).

Ainda que possam ter filhos aos 70 anos e a produção de espermatozóides continue até a idade avançada, os níveis do hormônio masculino nem sempre se mantêm.

"Não há menopausa masculina", disse Eberhard Nieschlag, da Universidade de Munster, na Alemanha, durante conferência sobre fertilidade. Mas, segundo ele, 21% dos homens entre 60 e 80 anos que apresentam deficiência de testosterona poderiam ter uma melhora na qualidade de vida com tratamento hormonal.

"Os sintomas da deficiência androgênica (hormônio sexual) aumentam com o avanço da idade e podem ser aliviados ou compensados pela terapia de reposição da testosterona", disse Nieschlag, durante encontro da European Society of Human Reproduction and Embryology.

Os homens que fazem terapia de testosterona apresentam melhora na capacidade física e mental, atenção e memória, libido e potência e de massa muscular e óssea.

A deficiência de testosterona pode ser tratada em qualquer idade, desde que o homem não tenha câncer de próstata. Segundo Nieschlag, os mais jovens poderiam se beneficiar de injeções de ação prolongada.

O especialista recomendou o uso de adesivos ou pílulas para os homens mais velhos para que o tratamento possa ser interrompido rapidamente se ocorrer algum efeito colateral desagradável ou sinal de câncer de próstata.

"A expectativa de vida masculina está aumentando e a qualidade de vida no envelhecimento é cada vez mais importante. As mulheres notam os benefícios da reposição hormonal e se perguntam por que não há nada semelhante para os companheiros", explicou o especialista.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca