Reuters
22/04/2003 - 14h16

Apple prepara novo serviço de música on-line

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

A Apple Computer está se preparando para lançar um serviço de música on-line que cuidará diretamente do aspecto central da distribuição de canções pela internet, e que conquistou elogios de alguns executivos da indústria fonográfica.

Os executivos da indústria da música que já viram o serviço da Apple dizem que ele é fácil de usar, oferece títulos individuais de um vasto catálogo de canções e --ao contrário do Kazaa e dos outros serviços que mantiveram a tradição do hoje extinto Napster-- paga royalties às gravadoras, que enfrentam grave crise.

Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, o novo serviço da Apple oferecerá canções das cinco grandes gravadoras do mercado, links para o software de música iTunes, da própria Apple, e download fácil para o iPod, o popular player digital da empresa.

O novo serviço deve ser lançado oficialmente em 28 de abril.

"É exatamente o sistema que deveria ter existido cinco anos atrás", disse um executivo de gravadora.

Sigilo total

A Apple, que tem uma reputação de manter sigilo absoluto antes de lançamentos de produtos, não quis discutir o novo serviço.

A companhia tornou o entretenimento digital peça central de sua estratégia para conseguir uma grande parcela do mercado de equipamentos eletrônicos com design arrojado e de preço elevado.

Nada de assinaturas

Diferente de serviços lançados pelas gravadoras, como o MusicNet e Pressplay, que são baseados em assinaturas, o produto da Apple vai permitir a venda individual de músicas, afirmaram fontes que tiveram acesso ao projeto da Apple. O preço que a empresa deverá cobrar não estava disponível.

"Se a Apple puder fazer pelo setor de música on-line o que o iPod fez pela música portátil, será um passo significativo para a indústria", afirmou um segundo executivo do setor.

Críticos viraram fãs

O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, tinha irritado as gravadoras anteriormente com seu lema "Rip, Mix, Burn", que encorajava as pessoas a gravarem músicas em CDs em casa, pois os grandes selos consideravam a idéia como incentivo à pirataria. As vendas de discos vêm caindo durante os últimos dois anos.

Porém, mais recentemente, Jobs, tem cortejado as grandes gravadoras a licenciarem seu conteúdo, afirmaram fontes próximas ao assunto.

Ele conseguiu não apenas licenciar as músicas das cinco grandes gravadoras, mas também converteu críticos em fãs com um serviço que muitos consideram a melhor arma contra a pirataria online. Entretanto, o executivo vai precisar convencer as pessoas a pagarem por música que antes conseguiam de graça.

O serviço da Apple vai estar disponível somente para usuários de computadores Macintosh, que somam menos de 3% do mercado global de computadores pessoais. Apesar disso, um executivo da indústria espera que o serviço esteja disponível para usuários Windows nos próximos meses.

Ao mesmo tempo em que prepara seu serviço de música online, a Apple deve anunciar novos iPods com maior capacidade de armazenamento.

"A Apple quer tornar natural a conexão entre iPods e o serviço, uma conexão entre hardware e conteúdo", disse o analista Rob Enderle do Giga Information Group.
 

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