Reuters
25/04/2003 - 16h29

Jobs dá pistas sobre estratégia da Apple para música

da Reuters, em Cupertino (EUA)

Steve Jobs, presidente-executivo e do conselho da Apple Computer, não comentou, mas deu pistas sobre as especulações em torno do serviço de música on-line que será lançado em breve pela empresa e sobre suas supostas negociações para adquirir a Universal Music, durante a assembléia anual de acionistas, realizada ontem.

"Houve muitos boatos nas últimas semanas", disse Jobs em resposta à pergunta de um acionista. "Muitos deles não são verdade, outros são."

A Apple está se preparando para lançar um serviço on-line de música que permitirá aos usuários comprarem canções de um imenso catálogo, segundo fontes da indústria fonográfica. O serviço já obteve elogios de alguns executivos de gravadoras, que o vêem como uma arma potencialmente poderosa contra a pirataria on-line.

Em confirmação adicional do lançamento, a Apple convidou repórteres para um evento em San Francisco, na segunda-feira, informando que se trata de "música para os seus ouvidos".

Perguntado por um acionista se a Apple de fato lançará um serviço desse tipo, Jobs respondeu que "se você não estava dormindo nas últimas duas semanas, deve acreditar nisso".

"Realmente não podemos falar sobre produtos não anunciados", disse ele mais tarde em resposta a uma pergunta sobre as conversações com a Vivendi sobre a aquisição do Universal Music Group, que tem sob contrato músicos como Eminem e o U2.

Jobs na semana passada negou que a Apple tivesse apresentado uma proposta à Vivendi pelo Universal Music Group, mas não negou claramente que as duas partes estivessem em negociação para uma possível aquisição.

A Apple, sob o comando de Jobs, vêm divulgando seus computadores como o "centro digital" de um estilo de vida também digital, e analistas dizem que a aquisição dos ativos da Universal, e mais o serviço de música on-line da Apple que será lançado em uma semana são uma extensão óbvia dessa estratégia.

A Apple fez do entretenimento digital, com seu software de edição e gravação iTunes e iMovie, uma peça central de sua estratégia de crescimento futuro.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca