Reuters
08/05/2003 - 17h43

Bush e Blair são indicados ao Nobel da Paz pela guerra do Iraque

da Reuters, em Oslo

Um parlamentar norueguês apresentou hoje os nomes do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, para o Prêmio Nobel da Paz, elogiando-os por terem vencido a guerra no Iraque.

''Algumas vezes, faz-se necessário uma guerra pequena e eficiente para evitar uma guerra muito mais perigosa no futuro'', declarou Jan Simonsen, um parlamentar de direita da Noruega.

''Se ninguém agisse, Saddam Hussein teria produzido armas de destruição em massa e, dentro de cinco ou dez anos, as poderia usar contra Israel'', afirmou.

Seria preciso uma mudança radical para que o Comitê do Nobel premiasse Bush e Blair. No ano passado, a instituição escolheu o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter como Nobel da Paz de 2002. Na época, o presidente do comitê criticou a política de Bush para o Iraque, enquanto Carter defendia uma solução pacífica para a crise.

Segundo Simonsen, a guerra havia ''tornado possível a instalação da democracia e o respeito aos direitos humanos em um país que há tantos anos era governado por um dos piores ditadores da atualidade''.

No entanto, Geir Lundestad, diretor do Instituto Nobel, disse que a proposta de Simonsen teria de esperar até 2004 porque o prazo para a apresentação de candidatos para o prêmio deste ano havia terminado no dia 1º de fevereiro.

O vencedor desde ano deve ser anunciado em meados de outubro. Mais de 160 pessoas e organizações estão concorrendo ao prêmio de 2003, entre os quais o papa João Paulo 2º, o irlandês Bono, vocalista da banda U2, e o dissidente cubano Oswaldo Paya.

''Não acho que Bush e Blair tenham chances de vencer, mas acho que vale a pena tentar'', declarou Simonsen.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca