Reuters
09/05/2003 - 20h48

Comissário europeu diz que EUA querem petróleo iraquiano

da Reuters, em Copenhague

Um comissário (ministro) da UE (União Européia) disse hoje que os Estados Unidos estão querendo assumir o controle do petróleo iraquiano, o que seria uma maneira de ''virarem membros da Opep [Organização dos Países Exportadores de Petróleo]''.

Poul Nielson, comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, se referia à resolução apresentada por EUA e Reino Unido ao Conselho de Segurança, na qual pedem o fim do programa Petróleo por Comida, administrado pela ONU.

''Eles [os EUA] vão se apropriar do petróleo'', disse Nielson à rádio pública dinamarquesa, ao voltar de uma viagem de três dias ao Iraque.

''Acho que os Estados Unidos estão a caminho de virarem membros da Opep'', afirmou.

Em Bruxelas, a Comissão Européia (braço executivo da UE) disse que Nielson estava expressando apenas opiniões pessoais. ''Não é a posição da Comissão'', disse um porta-voz.

O Departamento de Estado frisou esse distanciamento ao comentar o incidente. ''Acho que chamaria isso de bravata ridícula'', afirmou um funcionário do departamento.

O dinamarquês Nielson disse que provavelmente as tropas dos EUA que derrubaram o regime de Saddam Hussein não vão sair rapidamente do Iraque, país que tem a segunda maior reserva de petróleo do mundo, atrás apenas da Arábia Saudita.

''Não está muito claro o que os norte-americanos vão acabar fazendo. Que eles saiam rapidamente não parece uma hipótese realista'', afirmou Nielson que, durante a visita ao Iraque, encontrou-se com o administrador norte-americano Jay Garner.

Pela proposta apresentada à ONU, após o fim das sanções, o dinheiro do petróleo iraquiano será depositado em um fundo com objetivos humanitários e de reconstrução, sob a guarda do Banco Central do Iraque --instituição hoje comandada pelo ex-subsecretário do Tesouro dos EUA Peter McPherson.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca