Reuters
12/05/2003 - 17h35

Polícia colombiana encontra homens que furtaram carteira de Uribe

da Reuters, em Bogotá (Colômbia)

Dois ladrões colombianos encontraram a carteira que o presidente Alvaro Uribe perdeu e trataram de "aproveitar", usando seu cartão de crédito para retirar US$ 4.225 antes de serem pegos, disse hoje o governo.

Uribe, que é monitorado por satélite dos EUA para proteger-se de assassinato por guerrilhas marxistas, perdeu sua carteira durante uma visita à cidade de Bucaramanga (norte) na sexta-feira (9).

Os dois ladrões encontraram a carteira de Uribe, com seu documento de identidade, cartão de crédito e uma anotação com a senha do cartão. Eles fizeram saques em 32 caixas eletrônicos, disse à agência Reuters uma porta-voz do governo.

Quando o presidente ficou sabendo, no dia seguinte, que havia perdido sua carteira e foi informado sobre "movimentações estranhas" em sua conta bancária, a polícia lançou uma busca intensiva.

"Segunda chance"

Os dois homens, cujas identidades não foram reveladas, foram pegos no sábado (10) em Bucaramanga com US$ 4.225 em dinheiro e a carteira do presidente.

O porta-voz disse que Uribe deve ter deixado a carteira cair quando tirou sua jaqueta para ser fotografado com um grupo de crianças.

Ao ser informado sobre a prisão dos homens, Uribe --cujo slogan de campanha era "Pulso Firme, Coração Grande"-- decidiu não pressionar por acusações e pediu que eles fossem liberados.

"Eles são pessoas pobres. Temos que dar a eles uma segunda oportunidade", disse Uribe, segundo o porta-voz. No entanto, Uribe exigiu o dinheiro de volta.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca