Reuters
17/05/2003 - 12h06

"Al Qaeda foi enfraquecida, não inutilizada", diz Bush

da Reuters, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, preparou hoje os cidadãos norte-americanos para uma prolongada guerra contra o terror e para a possibilidade de novos ataques da rede terrorista Al Qaeda. Segundo ele, a rede está enfraquecida, mas "não inutilizada", apesar das campanhas militares dos Estados Unidos no Afeganistão e no Iraque.

Para Bush, os ataques a bomba ocorridos nesta semana na Arábia Saudita são uma "dura lembrança" da ameaça imposta pela rede liderada por Osama bin Laden.

As agências de segurança dos EUA teriam sinais de que a Al Qaeda estaria planejando mais ataques. As autoridades dizem não ter conhecimento de onde a rede poderá atacar da próxima vez, mas há ameaças potenciais a alvos de interesses ocidentais na Arábia Saudita, Iraque, leste da África e sudeste da Ásia, incluindo Indonésia e Malásia.

Ontem à noite, ataques suicidas com bombas em Casablanca, maior cidade do Marrocos, mataram pelo menos 41 pessoas e deixaram outras 65 feridas. Entre os alvos estavam um centro judaico e um clube espanhol. Autoridades norte-americanas disseram que os ataques poderiam ter sido provocados pela Al Qaeda, mas que ainda era cedo para dizer se o grupo estava envolvido.

Para alguns democratas, a decisão de Bush de derrubar o então presidente do Iraque, Saddam Hussein, pode ter fortalecido a Al Qaeda.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca