Reuters
27/05/2003 - 13h14

Caixas-pretas de avião que caiu na Turquia são encontradas

da Reuters, em Trabzon (Turquia)

Investigadores encontraram hoje duas caixas-pretas entre os destroços do avião ucraniano que se chocou ontem contra uma montanha perto da costa do mar Negro na Turquia, matando as 75 pessoas que estavam a bordo.

O avião YAK-42, transportando 62 soldados espanhóis de forças de manutenção da paz de volta do Afeganistão, fazia sua segunda tentativa de pouso para reabastecer no aeroporto de Trabzon quando se acidentou em meio à forte neblina. Dos 13 tripulantes, 12 eram da Ucrânia e um, de Belarus.

Os aparelhos de registro encontrados hoje podem dar pistas importantes sobre a causa do aparente desvio da rota do avião em meio da neblina e sua queda na montanha.

"Encontramos duas das caixas-pretas do avião", disse o ministro da Defesa turco, Vecdi Gonul, segundo a agência de notícias Anatolina. "Pode haver uma terceira caixa-preta, e eles estão tentando encontrá-la."

"Elas serão examinadas no exterior, mas não na Ucrânia", afirmou uma autoridade turca. "Elas devem nos fornecer a informação que precisamos."

Investigadores espanhóis e ucranianos estão vasculhando o local, perto da cidade de Macka (nordeste).

Objetos

Foram encontrados objetos pessoais, incluindo cartões-postais, fotos, capacetes e botas, entre os destroços do avião, que se rompeu em dois pedaços. Uma forte neblina ainda encobre o local do acidente.

Muitos dos corpos, recuperados ontem e levados a Trabzon, estão carbonizados, dificultando a identificação.

O ministro da Defesa da Espanha, Federico Trillo, que visitou o local do acidente com Gonul, afirmou: "Eles estão identificando os corpos. Espero que talvez amanhã colocaremos os corpos em um vôo à Espanha".

Dois aviões militares espanhóis deverão chegar a Trabzon ainda hoje para levar os corpos dos soldados.

O ministro dos Transportes da Turquia disse que o contato com o avião foi perdido a sudoeste do aeroporto de Trabzon. Volodymyr Gorbanovsky, vice-diretor-geral da empresa proprietária do avião, a Mediterranean Airlines, afirmou que o aparelho parece ter sido desviado da rota em parte devido à neblina.

Especial
  • Leia mais sobre acidentes aéreos
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca