Reuters
28/05/2003 - 14h20

Microsoft perde batalha e cidade alemã adota Linux em 14 mil PCs

da Reuters, em Munique (Alemanha)

A cidade de Munique (Alemanha) vai substituir o Windows, da Microsoft, pelo Linux em 14 mil computadores usados pelo governo municipal. A decisão é uma grande derrota para a gigante do software, cujo presidente-executivo, Steve Ballmer, se envolveu pessoalmente em uma campanha para oferecer o Windows XP à cidade.

O Linux é considerado o único grande rival do Windows e está instalado em 15% de todos os computadores vendidos na Europa Ocidental.

A decisão de Munique surge após o governo alemão ter começado a instalar Linux em alguns computadores de ministérios e instituições públicas.

Na região norte da Saxônia, 11 mil computadores da polícia deixarão de executar Windows para rodar Linux a partir do próximo ano, afirmou o Ministério do Interior.

Companhias e governos preferem Linux porque é um software estável e não é controlado por apenas uma companhia. Centenas de empresas distribuem o sistema gratuitamente ou a um preço baixo, conseguindo recursos a partir de venda de consultoria, suporte e serviços aos usuários.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca