Reuters
03/06/2003 - 15h41

Setor de chips reduz previsão de aumento de vendas para o ano

da Reuters, em Tóquio (Japão)

Um importante grupo da indústria de semicondutores reduziu suas projeções sobre o crescimento mundial das vendas de chips em 2003 e 2004 devido à lentidão da economia mundial e ao impacto do vírus da Sars (síndrome respiratória aguda grave).

A WSTS (World Semiconductor Trade Statistics) anunciou hoje que agora espera que o mercado cresça 11,5% para US$ 156,9 bilhões em 2003, em lugar dos 16,6% previstos em outubro passado.

"Essa mais recente projeção representa uma mudança na expectativa com a recuperação econômica", disse Yoshihiro Todokoro, presidente do conselho japonês da WSTS e diretor geral da Matsushita Electric Industrial.

Um analista de um importante banco de investimentos em Londres disse que até mesmo a projeção reduzida da WSTS era otimista, se comparada às expectativas de consenso no mercado financeiro londrino. "A projeção de um crescimento de 11,5% continua sendo alta demais. Estamos falando em crescimento de um dígito. Os fundamentos do setor de chips não se alteraram nas últimas semanas."

A indústria de semicondutores está se recuperando de sua pior crise de todos os tempos --de 2001 e começo de 2002. A nova projeção de crescimento surge depois do anúncio pela WSTS, na sexta-feira (30), de vendas mundiais de chips inferiores às esperadas em abril. Não houve alta nas vendas com relação ao resultado de março.

Mas há sinais de que as vendas possam estar melhorando.

A Chartered Semiconductor Manufacturing, de Cingapura, disse hoje que a forte demanda por uma nova geração de chips usados para memória de computadores e fins gráficos tinha ajudado a reduzir sua projeção de prejuízos para o trimestre.

A Taiwan Semiconductor Manufacturing, maior produtora mundial de chips por encomenda, disse na semana passada que suas vendas aumentariam em cerca de 25% no segundo trimestre graças à maior demanda dos consumidores.

A WSTS avalia que o crescimento de 11,5% este ano será sucedido por 18,4% em 2004, abaixo da projeção anterior, de 19,2%. Em 2005, o crescimento projetado foi de 7,9%, acima dos 2,5% anteriormente previstos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca