Reuters
12/06/2003 - 15h54

EUA e Reino Unido assinam acordo de defesa antimísseis

da Reuters, em Bruxelas (Bélgica)

Os Estados Unidos e o Reino Unido assinaram hoje um acordo para que Washington use postos de escuta britânicos para o sistema de defesa antimísseis que tem planejado e compartilhe tecnologia com seu aliado europeu mais próximo.

O secretário da Defesa britânico Geoff Hoon disse a jornalistas --após assinar o "memorando que molda o entendimento" com o secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld,-- que o acordo estabeleceu condições para acesso americano às bases.

"É totalmente condizente com as declarações que eu fiz ao Parlamento sobre acesso dos EUA a certas bases no Reino Unido e reflete a natureza condicional do acesso, que foi parte de um acerto que forneceu benefícios para o Reino Unido", disse Hoon.

"Isto não é mais que uma diretriz do caminho que vamos seguir para fornecer esses benefícios ao Reino Unido", acrescentou.

O projeto de defesa antimísseis disseminou oposição na Europa quando o governo Bush assumiu o poder prometendo eliminar um tratado de 1972 com a ex-URSS sobre limitação de mísseis antibalísticos.

Mas a resistência foi derrubada quando Moscou concordou em cooperar com Washington sobre a defesa antimísseis, o tratado de 1972 perdeu importância e os ataques de 11 de setembro de 2001 contra alvos nos EUA colocaram em foco o risco em potencial de mísseis lançados por Estados ou grupos inimigos dos EUA.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca