Reuters
19/06/2003 - 11h58

Papa visitará lado sérvio da Bósnia em 101ª viagem

da Reuters, em Banja Luka (Bósnia)

O papa João Paulo 2º, 83, faz sua 101ª viagem ao exterior no domingo (22), visitando a metade da Bósnia dominada por sérvios ortodoxos, onde apenas uma fração de católicos e muçulmanos retornaram após terem sido expulsos na guerra de 1992 a 1995.

A viagem de um dia à maior cidade da Sérvia, Banja Luka, para beatificar um católico durante uma missa ao ar-livre e visitar a comunidade católica dizimada pela guerra, será a segunda passagem do papa pelo país dos Balcãs após visita em 1997 à capital, Sarajevo.

Espera-se que o papa peça por reconciliação étnica e tolerância para um país que tenta se recuperar de um conflito que deixou cerca de 200 mil mortos e 2 milhões de expatriados.

A visita --duas semanas após viagem de cinco dias à vizinha Croácia, dominada por católicos-- também é vista como um teste à tolerância religiosa e à segurança das autoridades e dos cidadãos sérvios. Cerca de 4.000 policiais apoiados por tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) irão fazer a segurança do papa.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca