Reuters
24/06/2003 - 10h37

Taleban forma conselho para organizar luta contra EUA, diz jornal

da Reuters, em Spin Boldak (Paquistão)

O mulá Mohamad Omar, líder supremo do grupo extremista islâmico Taleban, nomeou um conselho de dez homens para organizar a resistência contra tropas estrangeiras no Afeganistão, disse hoje o jornal paquistanês "The News".

Segundo o jornal, um porta-voz do Taleban disse que o mulá Omar anunciou a formação da liderança em fita de áudio enviada a partir do seu esconderijo no Afeganistão.

O paradeiro de Omar e do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, apontado pelos Estados Unidos como responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA, continua desconhecido, mesmo após um ano e meio de operações lideradas pelos norte-americanos no Afeganistão.

Há cerca de 11.500 soldados estrangeiros no Afeganistão, sob comando dos EUA, em busca de membros do Taleban e da Al Qaeda.

Na fita, o mulá Omar pede ao Taleban que faça sacrifícios para expulsar tropas dos EUA e outros estrangeiros e derrubar o governo "fantoche" do presidente Hamid Karzai, apoiado por Washington. O jornal citou como fonte Mohammed Mukhtar Mujahid.

A reportagem disse que membros do Rahbari Shura, ou conselho de liderança, são comandantes militares do Taleban e que a maioria vem do sudoeste do país.

Entre eles estaria o ex-ministro da Defesa do Taleban, o mulá Obaidullah.

O mulá Abdul Rauf, governador de Província durante o regime Taleban --retirado do poder em 2001 por uma coalizão liderada pelos EUA-- disse que o conselho foi formado após cinco dias de negociações, encerrados ontem, entre autoridades do Taleban em um local não identificado no sul do Afeganistão.

"O Shura foi formado para promover a jihad [guerra santa] contra as forças de ocupação e fortalecer o movimento Taleban", disse.

O mulá Abdul Samad, autoridade de inteligência do Taleban, disse que o conselho já começou seu trabalho.

"Agora será feita jihad contra as forças dos EUA e seus aliados sob uma nova estratégia militar", declarou o mulá Rauf, sem dar mais detalhes.

Os EUA lançaram no sábado (21) um ataque no sudeste do Afeganistão para preparar o envio de tropas à fronteira com o Paquistão. O objetivo é impedir a passagem e ataques de combatentes do Taleban e da Al Qaeda.

Autoridades afegãs acham que líderes do Taleban, como o mulá Omar, refugiaram-se no Paquistão e exortaram Islamabad a agir contra eles.

Especial
  • Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca