Reuters
24/06/2003 - 16h53

Idioma é grande desafio para os filtros de e-mail

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

Os mais recentes programas de bloqueio de spam disponíveis no mercado detêm bilhões de mensagens indesejadas a cada dia, que oferecem de empréstimos baratos para comprar uma casa a remédios contra a impotência. Mas a maior parte da tecnologia de combate ao spam foi criada para detectar apenas mensagens em inglês, dizem os especialistas.

"Alguns idiomas, como o japonês, causam dificuldades para determinar se uma mensagem é ou não spam" disse Gene Hodges, presidente da NAI (Network Associates).

A Network Associates, uma entre os cerca de 20 fornecedores de filtros anti-spam para corporações e usuários domésticos de computadores, tem por objetivo introduzir ao longo dos próximos seis a 12 meses um software para capturar as mensagens comerciais escritas em chinês, japonês, francês, alemão e holandês, para mencionar apenas alguns idiomas.

Os maiores provedores mundiais de serviços de e-mail, Yahoo, a divisão America Online da AOL Time Warner e a Microsoft já bloqueiam bilhões de mensagens de spam diariamente. E políticos nos EUA e na Europa estão preparando leis que tornam o a atividade crime.

Mas os especialistas em segurança da computação advertem que essas medidas terão impacto limitado em curto prazo, especialmente porque os spammers continuarão disfarçando sua localização e identidade a fim de iludir os filtros de software e obscurecer seu paradeiro.

Hodges estima que nos últimos seis meses a porcentagem do spam escrito em inglês caiu de 95% para 80%.

À medida que os níveis de spam sobem em todo o mundo, o número de sistemas de enriquecimento fácil oferecidos em chinês, por exemplo, aumenta constantemente, disse ele.

Alterar os filtros para línguas românicas é fácil, mas o spam escrito em idiomas asiáticos, com estruturas sintáticas e alfabetos muito diferentes, demora bastante. "Com a expansão do spam a países onde não se fala inglês, estamos em uma corrida," disse Hodges.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca