Reuters
10/07/2003 - 15h25

Google e rivais buscam novas parcerias de publicidade

da Reuters, em San Francisco (EUA)

O Google e a Overture Services, além de outras empresas de internet, estão correndo para fazer parcerias com novos serviços que conectam mensagens comerciais com conteúdos de sites --um mercado ainda novo, que muitos apostam no sucesso. O novo nicho é resultado dos serviços de busca com publicidade que tiveram forte expansão, apesar da queda na demanda por anúncios na web.

Google e Overture são os principais provedores de serviço de busca que cobram para exibir links em locais privilegiados nos resultados. Eles listam as páginas de internet de seus clientes nos resultados das pesquisas sob o título "links patrocinados".

Os novos serviços prometem colocar publicidade mais relevante em lugares com maior destaque nos sites. Por exemplo, uma história sobre a cantora norte-americana Britney Spears poderá vir acompanhada de anúncios de sites que vendem ingressos de shows ou CDs.

Juntos, Google e Overture já assinaram parcerias com grandes sites, como AOL, Yahoo e MSN. Além disso, eles totalizam cerca de 100 mil clientes.

"No último trimestre, todo o entusiasmo sobre o marketing ao redor de mecanismos de busca foi para a busca contextual", disse o analista Gary Stein, da empresa de pesquisa Jupiter.

A Overture estima que o mercado de propaganda contextual possa crescer para US$ 2 bilhões anuais até 2008, ou quase o mesmo que o tamanho do setor de links patrocinados hoje.

Porém, Safa Rashtchy, analista do Bancorp Piper Jaffray, afirma que é muito cedo para estimar se o mercado de publicidade contextual, que ele estima valer US$ 100 milhões, rivalize com os links patrocinados.

Analistas como Rashtchy afirmam que o método de ligar propaganda a textos pode não ser eficaz porque os leitores podem não estar necessariamente interessados em comprar. "Quando as pessoas estão pesquisando, elas estão no modo busca, contrário do modo de navegar, quando não têm nenhum objetivo particular em mente", disse Danny Sullivan, editor do site SearchEngineWatch.com.
 

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