Reuters
16/07/2003 - 16h10

America Online demite 50 funcionários da Netscape

da Reuters, em Nova York (EUA)

A America Online demitiu 50 funcionários da Netscape Communications a fim de cortar custos e estimular o crescimento da empresa.

Segundo um porta-voz da companhia, os cortes respondem por menos de 10% da mão-de-obra da empresa. A AOL disse há dois meses que usaria o navegador rival do Netscape, o Internet Explorer (da Microsoft), como parte de um acordo em uma disputa antitruste que envolveu as duas empresas.

O acordo, no qual a Microsoft concordou em distribuir o serviço on-line da AOL, gerou dúvidas sobre a viabilidade da Netscape.

Em meados da década de 1990, o navegador da Netscape detinha cerca de 90% do mercado de browsers de internet. Entretanto, rapidamente perdeu terreno depois que a Microsoft passou a oferecer o Internet Explorer embutido no sistema operacional Windows. Mesmo a AOL, que comprou a Netscape no final de 1998, passou a usar o produto da Microsoft como seu navegador principal.

O porta-voz da AOL, Andrew Weinstein, disse que a companhia continua apostando no browser Netscape e na marca da empresa, apesar do declínio dos usuários.

Weinstein disse que alguns funcionários demitidos serão contratados pela Mozilla Foundation, um grupo independente sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento, distribuição e adoção do navegador de fonte aberta Mozilla. O Mozilla foi lançado pela Netscape.

A AOL disse ontem que doará à Mozilla Foundation US$ 2 milhões ao longo dos próximos dois anos. A AOL também cedeu nomes de domínio, marcas registradas e propriedade intelectual relacionada ao Mozilla, a fim de ajudar em seu lançamento.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca