Reuters
17/07/2003 - 13h42

Austrália pede a México que negue entrada de golfinhos "raptados"

da Reuters, em Sydney

O governo da Austrália pediu hoje ao México que impeça a importação de 200 golfinhos capturados nas ilhas Salomão e mantidos em tanques rasos e lotados.

Grupos de defesa dos animais e jornais australianos disseram que os golfinhos foram vendidos para um consórcio mexicano por US$ 263 cada. O primeiro lote, com 33 mamíferos, deve chegar ao México em algumas semanas.

O ministro australiano do Meio Ambiente, David Kemp, disse que o comércio de golfinhos foi banido por ferir os animais. "Também estamos comunicando nossa preocupação às ilhas Salomão, apesar de sabermos que a ação no país para prevenir a exportação pode ser complicada por causa de sua atual situação", disse.

A Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora), da qual o México é signatário, proíbe a prática.

As ilhas Salomão, grupo de mil ilhas espalhadas a 1.800 quilômetros da Austrália, não assinou a convenção. Antigo protetorado britânico, pode receber em breve uma missão de paz internacional, liderada pela Austrália, após anos de guerra civil.

Especial
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca